sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Prefeitura de São Petersburgo proíbe festival de cinema homossexual

02/10/2008

SÃO PETERSBURGO - As autoridades municipais de São Petersburgo proibiram nesta quinta-feira o festival de cinema homossexual "Boca a boca". Foram fechados dois clubes onde seriam exibidos mais de vinte filmes europeus, norte-americanos, latino-americanos e asiáticos sobre os problemas de homossexuais e lésbicas na sociedade atual, informou a agência Interfax.

As autoridades locais disseram que os clubes The Place e Sochi foram fechados por risco de incêndios. O ativista de direitos dos homosexuais Nikolái Alexéyev respondeu: "Eles não só impedem a celebração de atividades públicas das minorias homossexuais, como também proíbem as que acontecem a portas fechadas em locais privados".

Em junho passado, 13 pessoas foram presas ao tentar realizar em Moscou uma marcha pelos direitos dos homossexuais. A primeira e única, até agora, manifestação gay da história da Rússia autorizada pelo governo aconteceu em maio de 2006 e terminou em uma batalha campal na qual homossexuais foram agredidos por nacionalistas e ortodoxos.
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/10/02/prefeitura_de_sao_petersburgo_proibe_festival_de_cinema_homossexual-548516862.asp

Comentário: Rússia dá bomexemplo ao mundo.

Nenhum comentário: